Liberte a tua mente

   Estou escrevendo este texto, porque atualmente tem algo me incomodando muito na maioria das pessoas. Pessoas inteligentes que estão cometendo um grande erro, o erro de aprisionar seus pensamentos e ideais e transformá-los em movimentos de supostas verdades absolutas. Para os que não entenderam, posso explicar com porquês: Por que você precisa escolher entre ser contra ou a favor? Por que você precisa escolher ser da esquerda ou da direita? Por que você precisa escolher acreditar em apenas uma religião? Por que não acreditar em todas as que você quiser? Por que decidir entre feminismo e machismo? Por que ser neutro é como um crime? E por que você continua revogando assim o seu direito de pensar?
   Muitas pessoas tomam um movimento como verdade absoluta. Não procuram nem conhecer outras versões e pensamentos. E muitas outras pessoas até concordam com a visão de um grupo e com a visão de outro, ao mesmo tempo, mas se abstêm de suas próprias convicções e valores apenas para se enquadrar em um grupo definitivo de verdade absoluta. Cada grupo tem uma verdade, e as pessoas se veem obrigadas a participar de alguma coisa.
   Em uma música de Raul Seixas ele diz que preferia ser uma metamorfose ambulante, do que ter uma opinião formada sobre tudo. Eu também prefiro, porque pra mim verdades absolutas não existem. Quanto mais aprendendo, mais eu mudo a minha opinião sobre as coisas. E não tem nada que me aprisione para sempre em uma mesma opinião. Eu gostaria que as pessoas também não tivessem.
   Temos uma cabeça para pensar e meios de pesquisa para utilizar. Não precisamos nos encaixar em nenhum grupo, porque a nossa imaginação e o nosso pensamento são livres. Mas quem sou eu para dizer como você deve usar a sua mente, não é? Cada um faz de suas cabeças o que quiser, porque isso é liberdade. Mas é um conselho de alguém que não suporta ver toda essa liberdade sendo colocada atrás de grades, presa por correntes. Por favor, não aprisionem seus pensamentos em supostas verdades absolutas. Não tenham medo do que as pessoas vão achar. Acreditem no que vocês acham que é certo, porque vocês são livres para fazer isso. É claro, com muita pesquisa, sobre as suas convicções e sobre as convicções daqueles que são contra as suas ideias, para ser sábio e não ignorante. Considere as opiniões de todos aqueles que pensam diferente de você. E se decidir mudar de opinião, mude. Você tem o direito de fazer isso quando quiser. Não se prenda em apenas uma verdade (que a partir desse ponto deixa de ser absoluta), em um movimento. Liberte a sua mente, para pensar o que quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente!

Você também poderá gostar de...