Por que gostamos tanto de certas personagens e odiamos outras? (Na categoria feminina)

   Hoje eu passei para fazer uma postagem diferente. Não é uma resenha nem sobre doramas e nem sobre séries, mas de certo modo eu vou falar sobre ambos.
   Ontem de ontem foi a season premiere de uma das minhas séries favoritas, Game Of Thrones. Depois do episódio eu fui direto lá no Filmow ler algumas opiniões. Nos comentários eu vi algumas pessoas discutindo. Normal. Mas eis que aí eu vi um "comentário belíssimo" na sessão de comentários dizendo que as pessoas não gostam da Daenerys por ela ser uma personagem foda, mas sim por ela ter dragões. Eu me senti ofendida, porque eu gosto da Dany não só pelos seus dragões, mas por todo o conjunto da personagem. Uma afirmação sempre nos leva até uma questão: Por que gostamos tantos de certas personagens e odiamos outras?
   Eu então estou aqui hoje para responder a pergunta e deixar essa mesma pergunta para vocês, que acompanham o blog, responderem.
   No mundo dos doramas eu vejo que muitas pessoas não gostam dos personagens maus. Bem, eu percebi  que sou uma apreciadora totalmente contrária de doramas.
   Vou começar falando de uma vilã que todos os doramáticos (ou se vocês preferirem, "dorameiros") odiaram, a "quenga" Han Jae Hee de Nice Guy. Eu já tinha lido resenhas sobre o drama, então quando comecei pensei que odiaria a Jae Hee, como todo mundo. Mas acreditem, não foi o que realmente aconteceu. Eu não sei como todo mundo odiou a Jae Hee, eu amei essa personagem. Eu acho que depende da pessoa. Por que todo mundo odiou a Jae Hee? Porque ela é uma vadia manipuladora, certo? São exatamente duas das minhas razões para gostar mais dela. Mas não só por causa da parte maldosa. A parte boa ajudou. Bem, eu sei que a Jae Hee fez muita coisa ruim para o Ma Roo e transformou ele em um completo filho da p***, mas ela se arrependeu e também sofreu muito pelos próprios atos. Uma das melhores características que uma vilã pode ter é o sentimento. Não falando só das vilãs mulheres, mas dos homens também. Por um lado, os sentimentos sempre estão atrapalhando os planos de um vilão, mas, por outro, os sentimentos só fazem desse personagem uma pessoa ainda mais forte. A Jae Hee ainda amava o Ma Roo, mas fez maldade até o fim. É mais uma das qualidades que eu gosto, perseverança. Mas, depende. Eu não gosto de personagens irritantes, eu gosto de personagens perseverantes, que lutam até o fim, mas que não forçam tanto a barra. Enfim, eu ficaria para sempre falando só dessa personagem, afinal, Jae Hee foi a personagem mais bem-escrita de Nice Guy e a mais interessante também. Quem é que gostava das birras da Eun Gi? Algumas pessoas dizem gostar da Eun Gi por causa da personalidade dela. Eu pessoalmente acho que as duas  (ou três) versões dela foram irritantes. Por favor, eu só consegui aturar ela por causa da linda da Moon Chae Won, que deu um show de atuação no drama. Mas vamos concordar, a personagem é realmente muito chata. Enfim, a Park Si Yeon interpretou a Jae Hee tão bem que até eu, que amei a personagem, queria entrar dentro da tela para dar um soco na cara dela, sério. Algumas ações da Jae Hee realmente não me agradaram, mas eu sempre tentei entrar dentro da mente da personagem, o que me fez gostar ainda mais da Jae Hee.
   Agora falando sobre um caso onde a vilã é mais amada que a "mocinha". Regina de Once Upon A Time é a rainha das rainhas, eu realmente gosto muito dessa personagem. E cara, eu fiquei surpresa em ler os comentários na página de Once no Filmow, porque a maioria gosta mais da Regina do que da Emma. A surpresa foi realmente boa, porque eu vejo que as pessoas são mais fadadas a gostar mais das mocinhas do que das vilãs. É uma coisa que eu observo. Mas a Regina com o jeito dela conquistou todo mundo. Bem, a Regina também é uma vilã que tem sentimentos, que muitas vezes atrapalharam ela mais do que deveriam. No entanto, a gente acaba gostando dela mesmo quando ela tenta ser boazinha. E acaba ficando feliz também quando ela volta para o lado negro da força. Enfim, eu gosto da Regina não por causa da perseverança dela, porque ela realmente não tem perseverança nenhuma, mas sim por causa da jornada. As coisas pelas quais ela passou justificam a razão dos atos dela. A cada episódio da série, eu torço mais para a Regina. Não para que ela consiga matar a Snow e a Emma, mas sim para que ela seja feliz. E se o único meio da felicidade dela for realmente matar a Snow e a Emma, eu ainda estou torcendo para que ela vença essa guerra. É sempre um fato verídico que quando gostamos a vilã, odiamos a mocinha. Eu também não gosto da Emma, a mocinha de OUAT. A minha opinião sobre a ela é a mesma que eu tenho sobre a Eun Gi de Nice Guy. A Emma também tem uma personalidade bastante forte, mas isto não justifica o fato da personagem ser tão teimosa. Eu realmente gosto de personagens com personalidade forte, mas atualmente parece que os roteiristas confundem personalidade com teimosia, o que acaba gerando minha desaprovação por causa da imaturidade das personagens mais teimosas. Mas de certo modo, a Emma é até mais suportável que a Eun Gi e a Jennifer Morrison também é uma boa atriz, então eu consigo suportar. Enfim, a Lana Parrilla também é uma diva. A dificuldade de interpretar uma vilã é ainda maior do que interpretar uma mocinha e também o fato de fazer as pessoas gostarem de uma vilã é quase impossível, a Lana tornou isso possível. Nós Oncers estamos torcendo por você Regina!
   Yoon Bo Kyung de The Moon That Embraces The Sun é um caso onde eu realmente não gostei tanto da personagem, mas que gostei demais da atriz. Então, a Kim Min Seo arrasou nesse papel, a mulher era um expetáculo no drama. Os gritos que ela dava passando toda o desespero e o sufocamento da personagem eram incríveis. Eu não sei se vocês se lembram de alguma cena entre a Min Seo e a Han Ga In no drama, eu também não lembro de uma cena entre as duas, mas eu adoraria me lembrar para comparar. Na verdade eu nem preciso comparar para dizer que a Min Seo é definitivamente melhor do que a Han Ga In. Sim, a Han Ga In é péssima. Eu realmente acho ela uma atriz terrível. Eu ainda não acredito como ela ganhou da Moon Chae Won no MBC Drama Awards 2012. E a diva da Min Seo por um papel tão forte e complexo nem foi indicada. Eu acho que a Coreia do Sul desvaloriza muito os talentos reais. A maioria dos atores sul-coreanos de meia-tigela são até mais reconhecidos do que aqueles que realmente são bons. É muito comum acontecer da pessoa ganhar um prêmio só por causa da popularidade do dorama, como aconteceu com a Ga In, porque ela realmente atuou muito mal e para perceber isso nem é preciso ser um perito em atuação. Enfim, a Kim Min Seo para mim roubou o drama.
   A personagem da rainha era chata e legal, se é que vocês me entendem. Bem, eu tinha muita dó da rainha, porque ela não tinha culpa de nada. O desejo de se tornar rainha que puxou ela para o fundo do poço, mas a culpa disso tudo não foi realmente só dela. Mas ao mesmo tempo eu fiquei com muita raiva naquelas cenas que ela ia tentar se deitar com o rei. Enfim, eu nem preciso dizer que detestei a mocinha, né? Eu torci para a rainha até o fim. A mocinha era pior do que chata, sério. Eu odeio personagens sem orgulho. A vadia teve que esperar a rainha morrer para pegar de volta a posição que era dela por direito. Que infortúnio! Eu fiquei realmente indignada com a falta de orgulho da moça. E por isso eu declarei Bo Kyung como única e verdadeira rainha!
   Quem foi que disse que os telespectadores de GoT só gostam da Dany por causa dos seus dragões? É claro que eu também curto ela por causa dos dragões, mas este não é o principal motivo dela ter se tornado minha diva de GoT.
   A Daenerys pode não ser uma das personagens mais complexas, mas ela é uma das personagens mais guerreiras que eu já vi no universo televisivo. Os haters vivem dizendo que ela se comporta como uma garota mimada, mas eu acho que a Dany não tem nada de mimada, pelo contrário, eu vejo ela como uma mulher forte e decidida. Ela, diferente de outras personagens criadas para televisão, sabe ter uma personalidade forte sem se tornar uma coisinha irritantemente desprezível. Enfim, eu realmente gosto muito das características da personagem, pois nela eu vejo nela a liberdade da mulher. A jornada dela é muito legal, eu realmente não ligava muito para a personagem, mas depois que ela resolveu enfrentar o Viserys, o meu respeito por ela cresceu. Depois disso, a Daenerys só foi ganhando mais coragem para liderar seu povo. O lado líder da Dany também é encantador, ela sempre está tentando encontrar um lugar para todo seu povo, eu realmente aprecio isso. Além disso, a Dany também é determinada e persistente. Mesmo quando tudo está perdido, ela ainda decide continuar lutando. E é por isso que estou torcendo por ela na guerra para o trono de ferro. Go, Daenerys!
   Eu deixei a mãe dos dragões por último, pois ela é a primeira e última mocinha que vou estar falando aqui hoje. Pelo jeito vocês já perceberam que eu não sou muito fã das mocinhas, certo? Bem, eu nem sei se posso considerar a Dany uma mocinha, eu não li os livros e a série ainda não terminou, eu quero só ver o que ela vai se tornar no futuro. 
   Eu fiz essa sessão só com personagens femininas, mas talvez eu faça com personagens masculinos também. Bem, a pergunta que eu deixei para vocês responderem, respondam nos comentários. Falem sobre suas personagens favoritas e sobre as personagens que vocês odeiam, eu vou adorar ler.

As 5 coisas que eu mais odeio em um personagem:
- Falta de orgulho próprio.
- Teimosia frenética.
- Falta de personalidade.
- Motivos fúteis para fazer qualquer coisa.
- Choradeira.

Personagens femininas que eu odeio:
Park Ga In de Personal Taste, Margaret Schroeder de Boardwalk Empire, Eun Gi de Nice Guy e Emma Swan de Once Upon A Time.

Mais personagens femininas que eu adoro:
Gim Seong Yeong de Dummy Mommy, Mia de Hit & Miss, Arang de Arang And The Magistrate, Cha Song Joo de Capital Scandal e Olive Snook de Pushing Daisies.

   No final da postagem eu pude concluir que o que atrai uma pessoa para certos personagens é a personalidade, carisma. E é pessoal, eu acho que cada pessoa escolhe essas personagens de modos diferentes. No final é sempre aquelas com quais nos identificamos mais ou aquelas que gostaríamos de ser.
   Eu espero que tenham gostado e até a próxima! (:

3 comentários:

  1. É tudo questão de opinião pessoal, é estranho porque personagens como a Park Gae In me irritam, mas a Gae In é um das minhas preferidas, acho que pela atuação da atriz e pelo contexto do drama, também.

    Já Jae Hee não me irritou pela personalidade, sim pela cara da atriz, ela tinha caras e boca pra tudo, e isso me irrita demais.

    Outra personagem que eu amei foi a Se Ryung, porque ela lutava pelo que queria na medida do possível para um mulher da sua época, diria que até mais, e não ficava maçante - apesar de que tudo em The Princess Man é incrível - e comparando com Eun Cha de Iljimae, que tem a mesma base de personalidade, a Eun Cha é um pé no saco.

    Acho que o contexto do drama também pesa bastante na hora de 'gostar' de um personagem. O mesmo para seriados, estou torcendo para os 'romanos' nessa temporada de Spartacus, e peguei ódio de um personagem que amava na primeira temporada.

    Ok, vou parar porque já ta longo esse comentário.
    ÓTIMO, post
    Beijos
    ~Ana
    Hallyudramas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito d Ye Jin também, mas achei muito boboca esse papel que deram pra ela. A minha aversão ao personagem pode até ser por causa do dorama, eu odiei.
      Gente, eu já fui ao contrário. Eu adorava as expressões da Park Si Yeon. A minha favorita era quando ela fazia cara de desprezo, amo. HAHA
      Olha, eu gosto muito desse tipo de personagem. Eu gosto desses personagens guerreiros, principalmente mulheres e em drama de época ainda mais, porque é fato que as mulheres da época não possuíam tantos direitos quanto as mulheres atuais.
      Opinião sobre personagens é uma coisa sempre estática. O personagem pode ficar pior ou melhor ao decorrer da série / dorama.
      Obrigada por comentar. (:

      Excluir
  2. Cha Song Joo sendo diva desde sempre e para sempre <3

    ResponderExcluir

Gostou? Comente!

Você também poderá gostar de...